sábado, 21 de maio de 2011

PROGRAMA E FICHA TÉCNICA

RECITAL – MARIA JULIANA (29/05/2011) – ESTAÇÃO CIÊNCIA ÀS 19:00h

1-     Antes que seja tarde (Ivan Lins e Victor Martins)
2-     Festa Imodesta (Caetano Veloso)
3-     What the World needs now is love (Hal David / Burt Bacharach)

4-     Serei Bonita (Bumba-Meu- Boi/Cultura Popular)
5-     Mesicku na nebi hlubokém (Canção à Lua) – Ária da Ópera Rusalka (Dvorak)
6-     Valsinha do Marajó (Waldemar Henrique/ Paulo Waldemar Falcão)

7-     Fantasia (Chico Buarque)
8-     Em algum lugar(Cláudio Santoro/Vinicius de Moraes)
9-     São Francisco (Vinicius de Moraes e Paulo Soledade)
10-  Io soy la locura (Henri du Bailly)

11-  Ao poeta que não consegue escrever (Maria Juliana)
12-  A poeira e a estrada (Cláudio Almeida e Maciel Melo)
13-  Que nem vem-vem (Maciel Melo)

14-  Erlkönig (Schubert)

15-  Aroeira – Geraldo Vandré –
16-  Bom de Briga (Paulo Ró e Águia Mendes)
17-  Quem Espera (Adeildo Vieira)
18-  Malabaristas do sinal vermelho (João Bosco & Francisco Bosco)

19-   “Qui Radamés Verrá...” “Oh Patria Mia” (Recitativo e Ária da Ópera Aida - Verdi).
20-  Cordeiro de Nanã – (Mateus Aleluia e Dadinho)
21-  Deus De Fogo E Da Justiça (Osvaldo)
22-  Colibri (Chico Berg/Pablo Honorato)
23-  Ijexá (Edil Pacheco)

FICHA TÉCNICA
Maria Juliana – Voz
Jean Fidelis – Teclado e Programações
Jorge Negão – Baixo
Michel Costa – Guitarra, Violão e arranjos.
Thallyana Barbosa - Flauta
Gilson Machado (Massa) – Bateria
Gustavo Miranda – Percussão
Jorge Bweres – Iluminação e Direção Cênica
Figurino - Tainá Macedo
Participação Especial: Lucyane Alves (Acordeom)


Designer do cartaz - Rinaldo Rodopiano


Fotógrafo - Guto Zafalan

Orientação: Daniella Gramani
        

RELEASE DA CANTORA

Protagonizou as óperas “Os Tamancos” (1997), “A peste e o intrigante” (1999), “A viúva alegre” (2001). Com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba fez o concerto “Fantasia Coral de Beethoven” (2006) e a “Invocação em Defesa da Pátria” (2005) de Heitor Villa-Lobos. Foi solista do Coral Universitário da Paraíba. Com a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, fez o concerto de Natal “Cânticos da Natividade” (2007) e “Festival Mozart” (2008).
Cantou na trilha sonora dos espetáculos teatrais Maria Canta a Paixão (2008) e Paixão do Menino Deus (2009), Paixão da Sagrada Família (2010). Fez solo junto à Orquestra Sinfônica da Paraíba no Festival Nacional de Arte (2008). Freqüentemente faz participações junto à Orquestra de Violões da Paraíba e Camerata Arte-Mulher, grupos com os quais participou de inúmeros shows e recitais entre eles o projeto Músicas do Mundo (2008) promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Com a Orquestra de Violões gravou participação no seu mais recente CD “Orquestra de Violões canta a Paraíba”. Cantou no FEMUCIC – Festival de Música Cidade Canção na cidade de Maringá-PR (2009) apresentando uma canção sua “Ao poeta que não consegue escrever”. Ganha menção honrosa como solista revelação 13° Festival e Mostra Maranhense de Canto Lírico (Maracanto). Em 2009 e 2010 canta em versões diversas do “Concerto de Música Barroca por alunos e professores da UFPB” sob a orientação de Ibaney Chasin e Heloísa Muller.
Com o grupo Camena de música barroca (2010) apresentou-se em João Pessoa e São Paulo. Participa do 21° Festival Internacional de Música Antiga e Colonial Brasileira em Juiz de Fora - MG (2010). Fez parte do coro do Réquiem para um Trombone (2010) no Festival Internacional Virtuose em Recife - Pernambuco.
Já se apresentou em vários projetos de música como cantora popular como Quintas Musicais, Semana Música em Performance, Festival de Música Paraibana, Estação Nordeste, Folia de Rua, Projeto Seis e Meia, São João da Gente, Caminhos do Frio, Glória Vasconcelos, MPB/SESC 2006 e 2008, Dona Bossa, CCHLA: Conhecimento em Debate, Músicas do mundo, Poesia Encenada do SESC/PB e Circuito das Praças. Ganhou o prêmio de Artista Revelação do MPB/SESC 2006, ano em que defendeu quatro músicas no festival, levando duas à final, das quais uma é de sua autoria em parceria com Michel Costa. Obteve projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura para gravação do CD “Pétalas Vocais”.
Atualmente é educadora do Centro Cultural Piollin ministrando o componente curricular “musicalidade” e também é preparadora vocal do Grupo Lavoura de Teatro, atua ainda como solista da Orquestra de Violões da Paraíba. Tem se apresentado consideravelmente com seu trabalho autoral e muito especialmente tem cantado em eventos promovidos por Movimentos Sociais e ONGs que trabalham com cidadania e cultura, é bacharelanda em música pela Universidade Federal da Paraíba.

RECITAL "A última que morre"

Olá amigas e amigos!
Muita ansiedade para a estréia dia 29/05 (domingo)! Mas no geral estou muito confiante e cercada por uma equipe que me passa muita segurança.
Este recital foi forjado no formato show e tem o objetivo de demonstrar um pouco do que foi construído ao longo dos semestres cursando os componentes curriculares Canto e Classe de Canto. A apresentação percorrerá repertórios do cancioneiro popular do Brasil e do mundo e também trará obras eruditas como canções e árias de ópera, tendo como mote justamente a reunião de habilidades vocais diversas e a sensibilidade poética para reunir pontos de vista tão diferenciados perante a arte e por isso mesmo perante a própria vida.
Nesta ocasião, por meio das peças, a cantora se debruça sobre a capacidade e necessidade comum de permanecer acreditando em algo, seja imanente ou transcendente, seja em Deus, no amor, na transformação das realidades de nosso entorno, seja na própria existência e no ser humano.
Da esperança cega à expectativa consciente, da credulidade que conduz à morte à loucura transformada em sanidade, as músicas que serão abordadas nos relembram que o gênero humano por mais que a negue da esperança se alimenta, e dificilmente dela se separa. Sendo ela a derradeira a fenecer acompanha o desenvolver da vida até que nada mais reste e presencie, por fim, a morte.
Maria Juliana Figueredo Linhares

Arquivo do blog